segunda-feira, 1 de março de 2010

II - IECR: PROPRIEDADES E UTILIZAÇÃO

O Isolador Eletrostático de Cabo de Rede (IECR) é um dispositivo que protege o computador das descargas eletrostáticas que costumam surgir antes e durante os temporais e captadas pelo cabo de rede exposto a elas.

Clique na imagem para ampliar.


• Princípio de funcionamento do IECR:
Uma barreira de material isolante de alta rigidez dielétrica (acima de 3.600 V!) que separa os dois eletromagnetos, garante o isolamento elétrico entre os dois conectores, impedindo que possa circular qualquer corrente elétrica de um lado para o outro.
Em contrapartida, o tráfego dos dados é feito por acoplamento magnético, com materiais ferromagnéticos de última geração utilizados na montagem, assegurando uma inexpressiva perda por inserção, não comprometendo em nada a velocidade das informações que circulam nos dois sentidos, através do IECR.

Clique na imagem para ampliar.

Para a corrente elétrica, é como se o cabo estivesse "cortado", mas para a transferência de dados, o IECR se comporta como um "pedaço de cabo comum"!


• Protegendo um Computador:
Esta é a configuração mais simples, quando apenas um computador é protegido das descargas eletrostáticas que podem ser captadas pelo cabo de rede vindo do provedor de acesso à Internet e, que após a sua longa "viagem" exposto pela cidade, seria ligado diretamente ao computador com os seus delicados circuitos eletrônicos.

Clique na imagem para ampliar.


• Rede interna, utilizando um Roteador:
Com a utilização de um Roteador numa rede doméstica, não há necessidade de se conectar um IECR a cada Computador, bastando inserir apenas um na entrada do Roteador, para desconectar todo o equipamento que está dentro de casa, do "mundo exterior".

Clique na imagem para ampliar.


• Rede doméstica com Modem e Roteador:
Esta configuração é semelhante à anterior, com a inclusão na entrada de um Modem ligado à linha telefônica. Embora o IECR esteja ligado entre o Modem e o Roteador (ligação "em série"), além da proteção ao equipamento, o Modem também recebe proteção adicional por não haver um "caminho confortável" para o escoamento da eletricidade estática.

Clique na imagem para ampliar.


• Placas eletrônicas danificadas por raios:
Estas são algumas placas eletrônicas de Switches, inutilizadas pelas descargas eletrostáticas. A que está totalmente enegrecida, teve a sua caixa "explodida" pelo impacto da energia elétrica que veio pelo Cabo de Rede UTP.

Clique na imagem para ampliar.

As Placas de Rede e, consequentemente, o Computador, ficam conectados à outra extremidade do Cabo de Rede ao qual estavam ligados estes Switches danificados.

——————————————————————————————————————————————————
• Para quaisquer informações adicionais, faça contato:
(022) 99907-7972 cell (vivo)
Nova Friburgo, RJ - BRASIL
——————————————————————————————————————————————————

2 comentários:

Unknown disse...

Fazendo um paralelo com PROTEÇÃO ANTI CORROSIVA na metalurgia, o produto atuaria como um ANODO DE SACRIFICIO?!

Anônimo disse...

Minha resposta:
Eu conheço o anodo de sacrifício, uma especie de "boi de piranha" da corrosão na metalurgia, mas o IECR não funciona assim. Ainda pegando uma carona na mesma linha de raciocínio, seria como encobrir a peça a ser protegida com uma camada de 1 cm de "tinta protetora". Assim, a corrosão irá preferir um outro lugar para corroer (no nosso caso, um outro aparelho ligado à mesma rede).

Seguidores